Livro: Blecaute – Marcelo Rubens Paiva

Foto de Fernanda Maeda

Foi sem querer que esse livro veio parar nas minhas mãos. Não estava na minha estante e nem foi planejada a compra dele. Simplesmente uma amiga minha tinha acabado de le lo no mesmo dia em que eu estava na duvida sobre o que eu ia ler. E foi nesse intervalo onde tudo é duvida, quando eu pego um livro, leio a primeira página e não me apaixono e pulo para outro que ele me apareceu.

Dois motivos me fizeram aceitá-lo logo de cara, primeiro: o autor, Marcelo Rubens Paiva,  já tinha me conquistado nos livros Feliz Ano Novo e Malu de Bicicleta e o segundo é um livro fino e fácil de carregar, em uma semana seria devorado na certa.

Sinopse

Três jovens universitários, Martina, Mário e Rindu, fazem uma expedição às cavernas do Vale do Ribeira. Uma tempestade alaga as cavernas e os impede de sair por alguns dias. As águas baixam e eles finalmente conseguem sair. Ao chegar em São Paulo descobrem que todas as pessoas estão paralisadas, duras, como bonecos-de-cera, sem respiração e que são as únicas pessoas vivas da cidade. O livro mostra o comportamento dos três em meio às dúvidas, às dificuldades, à saudade e à necessidade de sobreviver. Retirado da Wikédia.

Meu relato

Enquanto lia o livro, conseguia me transportar para cada ponto da cidade de São Paulo em seus mínimos detalhes. Se alguém que não conhece a cidade, eu indico esse livro. Mesmo que nele a cidade esteja totalmente diferente da habitual; está tudo morto e sem movimento, afinal trata-se de um romance.

O que também me cativou foi a relação entre os três personagens que chega a ser intrigante, principalmente porque vemos tudo pelo ponto de vista do Rindu, a narrativa é em primeira pessoa, e ele que relata todos os fatos, assim não fica claro o que os outros dois personagens estão pensando sobre tudo. Fica no ar o tipo de amor que um sente pelo outro, principalmente entre Mário e Rindu.

E o que não sai da minha memória é a Avenida Paulista inteirinha vermelha.

Vou parando por aqui se não eu vou contar a história inteira.

Já tenho o próximo livro do mesmo autor na estante a espera, comprei na 22º Bienal do Livro, assunto para o próximo post.

Boa leitura.

2 thoughts on “Livro: Blecaute – Marcelo Rubens Paiva

  1. Fernanda Maeda diz:

    QUE DELICIA SABER QUE VC TB GOSTOU. um livro ótimo de carregar pra tudo qto é canto, leitura fácil e gostosa. . sempre que achar coisas assim repasso pra voce, difícil achar quem se interessa tanto e ainda divulga.!! PARABENS!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s