Educação, a falta de.

Manhã de segunda feira, depois de uma hora de academia, com os cabelos molhados de suor e com a face vermelha, me encontrava na frente do mercado. Esperava ele abrir, dizia na placa que o horário de funcionamento era sete.

Minutos passando, um carro para e também aguarda. Chega outro pedestre, velhinho com seu guarda chuva e sacolinha. Hora de comprar o pão do café da manhã a carne para o almoço.

Estava ali estipulando até que horas ia esperar o mercado abrir, para não me atrasar quando estaciona um carro grande, branco, dessas “SUV” da vida. A motorista desliga o carro, sai dele, abre o porta mala e retira de lá dois sacos de lixo recicláveis. Pega os sacos e os deixa ali na calçada em frente ao portão do mercado ainda fechado.

Eu olho indignada, me esforço para não dizer nada do que eu pensava em silêncio: o lixo não ia andar sozinho até onde deveria ser depositado; até o mercado abrir, pode passar um cachorro e destroçar o lixo, ou chover e levar o mesmo pela correnteza da calçada que fica numa ladeira íngreme. E me perguntava por que a tal família da motorista teve o trabalho de separar o lixo reciclável se nem o destino do lixo comum ia ter, ia servir para sujar as ruas! E puxa, ela estava de carro, podia passar outra hora lá, quando o mercado estivesse aberto.

A motorista entra no carro, fecha-o, dá ré, e ao sair, para na minha frente, abre o vidro e me pergunta nervosa: O que foi?!!?  Respondo: Vai deixar ali, na calçada? Ela revida: O moço dos reciclados vem pegar, é o trabalho dele. (ãhn?!) A única coisa que saí da minha boca é: folgada! E ela dá a ultima palavra: Leva você então! E vai embora.

Fico lá parada, sem reação, na mistura de surpresa e raiva. Procuro compreensão de quem lá estava.

O outro motorista olha pra mim e apenas diz: Ainda acha que está certa?

O pedestre desvia o olhar de mim; vergonha alheia?

Olho no relógio, 7:15.

Vou embora sem pão e sem fé.

2 thoughts on “Educação, a falta de.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s